quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A evolução da tecnologia aplicada a projetos.

Sendo criada no início do século XX para uso da indústria automobilista, a modelagem 3D assim como todas as outras tecnologias existentes passou por inúmeras transformações.
E com o crescente avanço, esse tipo de modelagem também ganhou grande espaço na indústria como um todo, sendo propagada não só na automobilista mas também nas indústrias de uma forma geral, ela evoluiu continuamente ao longo dos anos, sendo hoje uma das principais aliadas da vida dos projetistas. Tendo em vista as inumeras vantagens que ela traz, podemos citar as seguintes:

  • Melhor modelagem;
  • Melhor design;
  • Aprimoramentos;
  • Detecção de possiveis problemas;
  • Mais agilidade ao projeto;
  • Economia no projeto, dentre outros inúmeros beneficios que podemos citar.
Mas como tudo tem seu lado positivo e seu lado negativo, a modelagem 3D também trouxe consigo algumas desvantagens. Sendo como o maior empecilho da aplicação dessa tecnologia o custo por ser demasiadamente alto. Ainda há grande resistência por partes dos projetistas por ser uma tecnologia cara e além disso os treinamentos para os usuários da mesma também saem caros. Mas isso são simples detalhes que à um médio ou longo prazo não se resolva.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Contêiner na Arquitetura

Os contêineres vieram para revolucionar a indústria de transportes em meados dos anos 50. São fabricados obedecendo uma padronização e podem ser combinados com estruturas mais largas,trazendo simplificação.São fortes e leves.E não são utilizados somente para transportar, mas também como abrigos improvisados em países que tiveram terremotos, desastres naturais e em guerras. Com o tempo, após um determinado tempo de uso eles tornam-se inutilizáveis.
Atualmente existe uma grande preocupação com o meio ambiente e dessa forma somos levados a pensar em métodos de construir, novos materiais, assim os contêineres  surgem como uma alternativa construtiva.
As vantagens de usar essa alternativa constitui na economia aproximadamente de 35% no custo total da residência; A estrutura é forte, pois é projetada para resistir diversas intempéries e suportar grandes cargas, sua vida útil na construção civil pode durar 90 anos; Rapidez na construção; Respeita o solo e o lençol freático.  E as desvantagens: Péssimo isolante acústico, pois é feito de aço, exigindo acabamentos e revestimentos para o conforto do usuário; Necessita de mão de obra especializada e equipamentos especializado para transportar e auxiliar na montagem; Possibilidade de contaminação, devendo sempre ter documentos que garantam que o contêiner não transportou produtos tóxicos e nem prejudicial a saúde.






domingo, 11 de outubro de 2015

Building Green e Bioarquitetura


 Building Green seria um espaço construído que utiliza conceitos e procedimentos de sustentabilidade ambiental em sua concepção, construção e operação, gerando benefícios economicos e a saúde. E podem ser identificadas por meio do selo LEED (Leardeship in Energyand Environmental Design) que por meio de pontuação assegura que a edificação utilizou-se de conceitos da sustentabilidade. O aumento da eficiência é conquistado através de otimização de projeto, inovação de processos construtivos, melhoria da operação e manuntenção após a ocupação e por fim a possibilidade de reciclagem do edificio ao final do seu ciclo de vida. Esta forma de construção utiliza materiais industrializados, soluções de alto custo, mão de obra altamente especializada.
E nesse contexto falaremos sobre Biarquitetura, que também busca a sustentabilidade ambiental, mas procura construir imovéis em harmonia com a natureza. Utiliza-se de matérias - primas naturais (adobe, bambu, COB, palha, taipa de pilão, madeira sintética), recicláveis, de fontes renováveis e que possam ser aproveitadas integralmente.Sua preferência é por mão de obra e produtos locais, podendo ser construidas até por multirões. Dessa forma reduz custos com mão de obra, transporte e incentiva a economia local.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Criando atalhos

Ao nos depararmos com programas e mais programas de computador, logo nos vem à cabeça a tristeza de que teremos que memorizar inúmeros e inúmeros atalhos se quisermos facilitar um pouco mais a vida. E não é diferente no REVIT também não, ao nos depararmos com um programa de modelagem 3D, pensamos que iremos sentir uma imensa dificuldade para lidarmos com ele. Mas nem sempre é assim, possuindo uma interface muito interativa o REVIT definitivamente conversa com você. Mas diferente da maioria dos programas de computador o REVIT também pode lhe proporcionar a chance de programar seu próprio software. Já que dentro dele, possui uma função chamada ' atalhos do teclado', que serve basicamente para você colocar os atalhos que você quiser do jeito que você quiser. E para acionar essa função é bem simples:
Pelo método tradicional você vai procurar na barra de navegação a aba 'vista';
Após clicar na aba, você irá procurar o grupo chamado 'janelas' e nele vai ter o ícone 'interfaces do usuário', então você seleciona a seta que tem ao lado de ' interfaces do usuário';
Daí, você encontrará na ultima opção 'atalhos do teclado', assim basta você clicar e configurar.
Lembrando que você pode remover atalhos já existentes e atribuir novos.

atalhos do revit

Ao usarmos plataformas ou programas quaisquer que sejam eles, temos que saber o básico dos mesmos. Para isso se faz imprescindível o conhecimento de alguns comandos usados para melhor execução desses. Com o REVIT também não é diferente. A seguir, veremos alguns comandos usados no REVIT, e lembre-se no REVIT não é necessário clicar na tecla enter para selecionar o comando, basta apenas digitá-lo:
WA : parede; parede arquitetônica
DR: porta
WN: janela
KS : atalhos de teclado
MD : modificar
LI : linha de modelo
CM : colocar um componente
DI : cota alinhada
TL : linhas finas
UN : unidades do projeto
AL : alinhar
MV : mover
OF : deslocamento
CO : copiar
MM : espelhar
RO : rotacionar
TR : aparar/estender para o canto
SL : dividir elemento
CL : coluna
SB : piso; piso estrutural.
Esses são alguns comandos básicos, para aprender cada vez mais sobre REVIT e BIM, acompanhe nosso blog. Se gostar comenta ae. 

terça-feira, 6 de outubro de 2015

construções sustentáveis.

Não é de hoje que o homem tem se preocupado  com o meio ambiente. Mas no cenário em que vivemos atualmente, vemos que a preocupação com o planeta tem sido um tema cada vez mais atual, no que diz respeito a industria como um todo. Conscientes de que a industria não se compõe apenas das fábricas, mas o que podemos considerar como industria é toda e qualquer atividade que desenvolva produtos e serviços, a construção civil tem se enquadrado nessa categoria de uma das maiores industrias do mundo.
Mas em contrapartida a esse pensamento ecológico, sabemos que a industria da construção civil também é uma das que produzem mais lixo do mundo. Foi preocupado nisso que foi-se criado a alguns anos os selos verdes para a construção. A exemplo disso temos a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design- Liderança em Energia e Design Ambiental), AQUA ( Alta QUalidade Ambiental), dentre outros. Esses selos tendem a preocupar-se com a eficiência da construção como um todo, desde sua economia de água até os demais itens que a compõem. Foi seguindo essa linha de raciocínio que há pouco tempo a autodesk uma das maiores empresas no desenvolvimento de softwares voltados para a construção lançou o " Green Building Studio", um programa totalmente voltado para construções ecologicamente corretas. Sendo suas principais características:

  • Análise de energia de construção de todo

São responsáveis ​​por todos os sistemas que consomem energia em um prédio, além de compreender as projeções de custos de energia que informam as decisões de design e análises financeiras. Ele também acrescenta padrões e suposições com base no seu tipo de construção e localização para completar o modelo analítico de energia. Isso ajuda você a executar uma análise válida e útil para a tomada de decisão.

  • Dados meteorológica detalhada

Ele lhe dá acesso a mais de um milhão de estações meteorológicas virtuais que são compilados a partir de uma variedade de fontes confiáveis. Para projetos de construção já existente, você pode fazer upload de história utilitário edifício. O software automaticamente coleta os dados meteorológicos históricos do mesmo período de tempo para que você possa criar um modelo energético calibrado.

  • As emissões de carbono de relatórios

Ele também como um software de análise de energia; fornece relatórios das emissões de carbono para quase todos os aspectos de um edifício.

  • O uso da água e os custos

Ganhar uma compreensão do uso da água estimada dentro e fora do seu projeto de construção sustentável.

  • Potencial de ventilação natural

Estimar os requisitos mecânicos de refrigeração contra as horas de ar exterior necessários para ventilar um edifício naturalmente.
Então vimos que com o grande bum da tecnologia tudo está em constante evolução, muitas das vezes a solução para algo está bem à nossa frente e acabamos nos acomodando e não percebendo. Então vamos tentar salvar o planeta enquanto ainda há tempo.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

BIM – a tecnologia a favor da construção.

Não é de hoje que o homem tem buscado evoluir em tudo. O modo de viver, a sociedade, as máquinas, os próprios homens, enfim tudo que um dia surgiu passou e passa por mudanças e transformações nos quais elevam sua qualidade e idoneidade. O monótono já não é mais suficiente para a vida, e é por isso que o mundo anseia pela evolução ou até mesmo pela perfeição. Não obstante disso, temos a construção civil. Uma prática ou até mesmo um estilo de vida adotado por uma parte da população que é fascinado pela proporção de bem-estar e comodidade para a população em um modo geral.
Em um contexto geral, sabemos que nos dias atuais boa parte das coisas existentes e parte das grandes evoluções tem por base a tecnologia. O que outrora era um longe e cansativo trajeto, hoje pode ser tido apenas como um simples passeio, e tudo isso se deu por conta da evolução dos meios de transporte e locomoção. Comunicar-se com as pessoas que moram em outras partes do país ou até mesmo no outro extremo de uma grande cidade, antes era quase uma missão impossível, hoje com o advento da tecnologia vemos que com o uso de simples aparelhos, podemos nos conectar e comunicar por meio de mensagens de texto ou chamadas de voz, ou até mesmo por chamadas de vídeos.
Mas não apenas os meios de transporte, locomoção e comunicação passaram por mudanças devido à tecnologia. Um dos ramos que mais cresceram e mudaram devido o uso constante da tecnologia foi o da construção civil. Desde a evolução dos materiais até a evolução dos programas de computadores, que hoje tornam as construções cada vez mais rápidas e econômicas. Como prova disso temos as tecnologias aplicadas aos projetos que hoje são cada vez mais eficazes. Sabemos assim, que desde cedo o homem sentiu a necessidade de arquitetar ( Arquitetar; elaborar ou conceber projeto(s) de arquitetura; projetar. ). E com base nessa necessidade o ser humano desenvolveu para si habilidades de passar informações para construção por meio de desenhos. Até pouco tempo era muito comum arquitetos de forma geral entregarem seus projetos em folhas de papel nos quais eles mesmos tinham desenvolvido-os à mão. Embora bem estudados e revisados, era imprescindíveis que os projetos não tivessem falhas. E em meio ao grande numero de erros e incompatibilidade estes vinham à tona somente no momento da execução. O que trazia grande gastos, desperdícios e até inviabilidade ao projeto. Mas foi no século XX que o extenso mundo da construção civil pôde contemplar diante de seus olhos a evolução do mesmo no quesito projeto. Com o aumento do uso dos computadores , a construção civil conheceu então o CAD ( computer aided desing - desenho auxiliado por computador) tecnologia que trouxe consigo a agilidade na forma de projetar. Projetos que outrora levariam muito tempo para serem passado para o papel, puderam então ser lançados ai público em pouco tempo e de maneira mais clara, detalhada e concisa. Mas a evolução no quesito de projetos não parou aí. Poucos anos mais tarde o CAD foi sendo revolucionado até que hoje temos a tão conhecida plataforma BIM ( Building Information Model ou modelo da informação da construção). Segundo Eastman "BIM é um tecnologia de modelagem associada a um conjunto de processos pra produzir, comunicar e analisar os modelos de construção. 
Com um olhar mais matemático, vemos que o bim pode ser considerado como a intersecção de 3 conjuntos. Interoperabilidade- ou a capacidade de se trabalhar com o BIM onde e quando e com quem você estiver, podendo um mesmo projeto ser desenvolvido por arquitetos de várias partes do mundo; Parametrização- ou seja, BIM é uma plataforma que já vem parâmetros pré-definidos, o que dá maior agilidade na construção. Além de ajudar na detecção de futuros problemas; E gestão- maneira como a plataforma lida com variados projetos ao mesmo tempo que pode ser usado pelos engenheiros para melhorar a gestão, ou seja a parte de gestão está muito ligado com as construção em 4D ( relacionadas ao tempo de execução) e 5D ( relacionadas ao custo da obra).
É isso aew galera. logo logo teremos mais... acompanhem sempre...