Não é de hoje que o homem tem buscado evoluir em tudo. O modo de viver, a sociedade, as máquinas, os próprios homens, enfim tudo que um dia surgiu passou e passa por mudanças e transformações nos quais elevam sua qualidade e idoneidade. O monótono já não é mais suficiente para a vida, e é por isso que o mundo anseia pela evolução ou até mesmo pela perfeição. Não obstante disso, temos a construção civil. Uma prática ou até mesmo um estilo de vida adotado por uma parte da população que é fascinado pela proporção de bem-estar e comodidade para a população em um modo geral.
Em um contexto geral, sabemos que nos dias atuais boa parte das coisas existentes e parte das grandes evoluções tem por base a tecnologia. O que outrora era um longe e cansativo trajeto, hoje pode ser tido apenas como um simples passeio, e tudo isso se deu por conta da evolução dos meios de transporte e locomoção. Comunicar-se com as pessoas que moram em outras partes do país ou até mesmo no outro extremo de uma grande cidade, antes era quase uma missão impossível, hoje com o advento da tecnologia vemos que com o uso de simples aparelhos, podemos nos conectar e comunicar por meio de mensagens de texto ou chamadas de voz, ou até mesmo por chamadas de vídeos.
Mas não apenas os meios de transporte, locomoção e comunicação passaram por mudanças devido à tecnologia. Um dos ramos que mais cresceram e mudaram devido o uso constante da tecnologia foi o da construção civil. Desde a evolução dos materiais até a evolução dos programas de computadores, que hoje tornam as construções cada vez mais rápidas e econômicas. Como prova disso temos as tecnologias aplicadas aos projetos que hoje são cada vez mais eficazes. Sabemos assim, que desde cedo o homem sentiu a necessidade de arquitetar ( Arquitetar; elaborar ou conceber projeto(s) de arquitetura; projetar. ). E com base nessa necessidade o ser humano desenvolveu para si habilidades de passar informações para construção por meio de desenhos. Até pouco tempo era muito comum arquitetos de forma geral entregarem seus projetos em folhas de papel nos quais eles mesmos tinham desenvolvido-os à mão. Embora bem estudados e revisados, era imprescindíveis que os projetos não tivessem falhas. E em meio ao grande numero de erros e incompatibilidade estes vinham à tona somente no momento da execução. O que trazia grande gastos, desperdícios e até inviabilidade ao projeto. Mas foi no século XX que o extenso mundo da construção civil pôde contemplar diante de seus olhos a evolução do mesmo no quesito projeto. Com o aumento do uso dos computadores , a construção civil conheceu então o CAD ( computer aided desing - desenho auxiliado por computador) tecnologia que trouxe consigo a agilidade na forma de projetar. Projetos que outrora levariam muito tempo para serem passado para o papel, puderam então ser lançados ai público em pouco tempo e de maneira mais clara, detalhada e concisa. Mas a evolução no quesito de projetos não parou aí. Poucos anos mais tarde o CAD foi sendo revolucionado até que hoje temos a tão conhecida plataforma BIM ( Building Information Model ou modelo da informação da construção). Segundo Eastman "BIM é um tecnologia de modelagem associada a um conjunto de processos pra produzir, comunicar e analisar os modelos de construção.
Com um olhar mais matemático, vemos que o bim pode ser considerado como a intersecção de 3 conjuntos. Interoperabilidade- ou a capacidade de se trabalhar com o BIM onde e quando e com quem você estiver, podendo um mesmo projeto ser desenvolvido por arquitetos de várias partes do mundo; Parametrização- ou seja, BIM é uma plataforma que já vem parâmetros pré-definidos, o que dá maior agilidade na construção. Além de ajudar na detecção de futuros problemas; E gestão- maneira como a plataforma lida com variados projetos ao mesmo tempo que pode ser usado pelos engenheiros para melhorar a gestão, ou seja a parte de gestão está muito ligado com as construção em 4D ( relacionadas ao tempo de execução) e 5D ( relacionadas ao custo da obra).
É isso aew galera. logo logo teremos mais... acompanhem sempre...
Nenhum comentário:
Postar um comentário